sexta-feira, 13 de abril de 2018

TIRAMISÚ (Receita econômica com cream cheese)



Esta receita é uma versão econômica deste delicioso doce italiano, que é feito originalmente com queijo mascarpone, só que aqui no Brasil ele é muito caro!

Para você ter uma idéia, na data de publicação desta página (observe a data no cabeçalho) um pote de 390g de queijo mascarpone da marca Balkis, que é nacional, estava R$ 19,90 ou seja, uns R$51,00 o quilo!

Enquanto eu pago em um saco de 1 quilo de cream cheese da marca Danubio (que é ótima por sinal), R$18,90.

Nas receitas originais que eu vejo, pede em torno de 500g de mascarpone.

Bem...não precisa ser muito bom em contas para notar a diferença. E quem já provou o doce feito tanto com um como com o outro ingrediente, diz que a diferença no sabor nem aparece.

Sendo assim, vamos guardar nosso dinheirinho para comprar outras coisinhas, né?..haha.

Aqui a foto da receita que minha mãe faz, escrita com a letra dela. Ela era professora e tem a letra linda! Só que esta anotação foi feita as pressas, por isso não está tão boa.

*(estou falando isso porque ela me obrigou..haha. Disse que só deixava eu publicar a foto se eu explicasse que a letra dela é melhor que isso..haha, mas também ela já tem 80 e poucos anos...).*

Vamos a receita que eu vou transcrever abaixo:


Ingredientes:

  • 3 gemas (preferencialmente peneiradas**)
  • 150 g de açúcar
  • 700 g de queijo cream cheese
  • 3 claras batidas em ponto de neve
  • 200 ml de café forte sem açúcar
  • 1/3 xícara (chá) de rum ou outra bebida alcoolica
  • +/- 40 biscoitos tipo champagne (duas caixas, segundo a minha mãe)
  • cacau em pó para polvilhar


Modo de preparo:

Bata as claras em neve e reserve.

**Veja aqui no blog, como peneirar as gemas, clicando AQUI, ou em "Dicas Diversas" na aba de índice**

Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar, então junte o cream cheese e bata mais até ficar espumoso.

Retire da batedeira e com a ajuda de uma espátula, junte a este creme as claras em neve, com delicadeza.

Em outra vasilha, ou prato fundo, misture o café ao rum e passe os biscoitos rapidamente para não umedecer demais. As vezes o melhor é molhar somente um dos lados do biscoito champanhe.

Em uma forma ou vasilha de vidro (de 22 cm X 35 cm e altura de uns 5 cm), faça uma camada de biscoitos e cubra com um pouco do creme.

*Minha mãe costuma fazer 1 camada de biscoitos, outra de creme, mais uma de biscoito e outra de creme. Você pode fazer mais camadas, mas talvez precise de mais biscoitos e também precisa calcular para dividir bem o creme e deixar todas as camadas iguais. Lembrando que a última tem que ser de creme.*

Por cima de tudo, polvilhe o cacau em pó.

Para acabar, segue um mini vídeo da minha mãe finalizando um tiramisú com o cacau em pó.

Fico com água na boca só de ver..huummm.

Quer saber da HISTÓRIA DO TIRAMISÚ? Aqui no blog tem, clique AQUI, ou veja na aba de índice em "Curiosidades".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores