sexta-feira, 13 de abril de 2018

HISTÓRIA DO TIRAMISÚ – o doce italiano mais famoso do mundo!


Eu sou daquelas que gostam de saber da origem e história dos pratos que mais me agradam.

Assim como o brasileiríssimo BRIGADEIRO (tem a história dele aqui no blog, ok?), o Tiramisú tem chocolate na sua receita, e daí eu fico pensando que os doces mais famosos do mundo sempre levam chocolate..haha.

Ok! Eu sou chocólatra!...e admito que a quantidade de chocolate que vai no tiramisú, é bem pouca e que rola aí um efeito psicológico em saber que ele é um dos ingredientes.

Mas ao contrário do brigadeiro, que tem quase “data de nascimento” especificada, o tiramisú tem algumas versões para a história do seu surgimento e uma variação de centenas de anos entre elas.

Não vou falar da região da Itália onde surgiu este doce, porque até nisso há divergências. Nas minhas pesquisas, li uma notícia de agosto de 2017, no site Portal R7 da Record, que existe uma disputa entre regiões da Itália que estão reivindicando a sua invenção.

Então, enquanto eles não se resolvem, eu vou nomear somente como doce italiano.

Uma das histórias conta que esse doce teria sido inventado no século 16 para homenagear um Granduque, e surgiu com o nome de “Zuppa del Duca”, ainda sem o café nem o chocolate. Em outra versão dessa mesma história, dizem que o doce foi inventado para dar uma animada no Granduque (se é que vocês estão me entendendo?..haha).

Seria o estimulante sexual da época. Não é a toa que TIRAMISÚ significa “me puxa para cima”, “eleva-me”... ou seja...Bom, vocês sabem..haha.

Outra versão já dá um salto no tempo e diz que nas primeiras décadas do século 20, esse doce era muito consumido em bordeis conhecidos como “case chiuse”, justamente para o mesmo fim, ou seja, dar energia aos frequentadores.

Em 1958, quase foi perdida a receita de TIRAMISÚ, por conta de uma senadora autora de uma lei que fechou todas estas casas da Itália, acreditando que as prostitutas procurariam outro modo de vida, por não ter uma “case chiuse” para morar e trabalhar. *Imagino que ela não teve sucesso com as suas intenções, né?*

Mas na década de 60, o restaurante Da Alfredo, em Treviso na região do Vêneto, apresentou o que seria o TIRAMISÚ que conhecemos hoje. Eles nunca se intitularam os criadores dessa maravilha, afirmando que era justamente um “resgate” da receita que era servida nos bordeis.

E há versões que dizem que este doce foi criado (inventado mesmo, não resgatado) entre os anos de 1970 e de 1980.

Enfim, como eu disse, ao contrário do nosso brigadeiro, há muita especulação sobre a origem do Tiramisú, mas dá para se ter uma idéia, né? Que seja uma invenção afrodisíaca, ou só algo para agradar o paladar dos comensais em algum restaurante, eu festejo essa maravilha mesmo sem “data de nascimento”.


*Curiosidades:


Se você quer se informar mais, recomendo esta página do site da PucSP (clique aqui) o nome do artigo é “O Doce Libertino”.

Se você nunca comeu TIRAMISÚ, tenha cuidado com as inúmeras variações que as pessoas fazem e dão o nome de tiramisú para “valorizar” o prato.

Eu, por exemplo, quando nunca tinha comido este doce antes, tive uma decepção enorme certa vez, onde no cardápio de um jantar vinha escrito Tiramisú de frutas vermelhas como sobremesa, e eu resolvi provar aquela coisa horrorosa que não era digna nem do nome pavê! Depois que fiquei sabendo que para ser tiramisú, tem que ter café e chocolate.

Enfim, AQUI no blog tem uma receita que não é a original, só porque usa o cream cheese no lugar do queijo mascapone...que é super caro! Mas é bem parecido e fica uma delícia!

O Dia do tiramisú é 21 de março! 

Para mim, são todos os dias especiais que a minha mãe prepara essa delícia dos deuses!

Um comentário:

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores