sexta-feira, 23 de junho de 2017

PINHÃO CONSERVADO NO AZEITE E ERVAS

É na época de inverno que encontramos pinhão para comprar nas feiras e supermercado. Isso porque é a época que as pinhas das araucárias amadurecem e explodem, mas isto é uma curiosidade que eu falo na postagem PINHÃO (a semente da araucária).

Atualmente existem várias receitas doces e salgadas que levam este ingrediente. Na sua maioria, foram inventadas por cozinheiras das localidades produtoras para aproveitar a fartura durante a safra de pinhão. 

Aqui vou falar somente do pinhão cozido que pode ser conservado em azeite e ervas.

Existem pessoas que conservam em vinagre, mas eu acho que ele acaba ficando endurecido além de ácido demais, por isso prefiro conservar no azeite.

Esta postagem não é de uma receita com medidas certas, vai ser mais como uma dica, ok? Mas vamos listar os ingredientes e falar do modo de preparo.


Ingredientes:

  • Pinhão cozido
  • Azeite de oliva
  • Óleo de soja
  • Alho
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Orégano
  • Sal (opcional)


Modo de preparo:


Existe quem goste de cortar as pontas dos pinhões antes de cozinhar, isso é bom para você já ver se eles estão estragados ou não, se bem que algumas vezes a parte estragada está na outra extremidade.

Também existe quem goste de colocar sal na água do cozimento. Eu nunca coloquei porque gosto dele como é, assim como nunca cortei as pontas dos pinhões.

Depois de decidir como você irá cozinhar os seus pinhões (com ou sem a ponta cortada, com ou sem sal na água), a minha dica é que o cozimento seja feito em panela de pressão. Coloque água até uns dois dedos acima dos pinhões, e cozinhe por mais ou menos 40 minutos depois que começar a chiar.



Descascar os pinhões ainda quentes facilita bastante, e se você tiver um “descascador de pinhão” como o da foto, fica ainda mais fácil. No lugar deste descascador, você pode usar um alicate.





Aqui no vídeo abaixo, eu mostro como é fácil usar o descascador.

Se você resistir e não comer tudo, pode então fazer a conserva.

Coloque os pinhões descascados em um pote de vidro, cubra com azeite de oliva e o óleo.

** Este azeite fica com um gosto maravilhoso das ervas e uma delícia para temperar saladas, por isso não se preocupe com a quantidade usada, pois um dia você irá aproveitar todo. **

Coloque o alho e as ervas, que podem ser inteiros ou picados e se quiser tempere com um pouco de sal. Misture e deixe alguns dias na geladeira para pegar sabor.

Se não quiser deixar na geladeira, então você terá que ter todo cuidado de esterilizar o vidro. Aqui no blog tem uma postagem ensinando COMO ESTERILIZAR VIDROS PARA CONSERVAS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores