quarta-feira, 14 de agosto de 2013

MORANGOS EM CALDA


Para aproveitar a época dos morangos, quando eles ficam melhores, mais bonitos e mais baratos...e se você comprar várias caixas, talvez não consiga consumir tudo antes que eles comecem a estragar, então, uma boa sugestão é fazer os morangos em calda.

Ok...Quando você for consumir, não serão morangos frescos, mas você pode ter um belo e delicioso doce para rechear bolos, pavês, colocar sobre Cream Cheese, tortas ou comer com queijo, sorvete, bolachas.

Nesta época do ano, eu sempre preparo este doce e guardo na geladeira em vidros esterilizados. A durabilidade é de vários meses, mas aqui em casa não dura muito..rsrs.

Fica uma delícia!


Ingredientes:

  • 1 kg de morangos
  • 400 g de açúcar
  • Caldo de limão (1 limão)


Modo de preparo:


Lave os morangos e tire as folhas verdes e cabinhos e coloque junto com o açúcar em uma panela alta, para quando ferver, não ter perigo de esparramar, pois no começo vai espumar.

*Veja a dica sobre panelas clicando AQUI, ou na barra de índice em "Dicas".

Mexa com uma colher de pau ou espátula até os morangos soltarem água (é rápido), para não deixar o açúcar caramelizar e grudar no fundo da panela, mesmo porque isso muda o sabor do doce.

Como forma uma espuma esbranquiçada, aconselho a tirar o excesso durante a fervura. Esse segredinho foi minha avó quem ensinou, e serve para deixar o doce com uma cor mais bonita e brilhante.

Após 15 minutos, acrescente o caldo do limão. Ele é importante não só para dar sabor, mas pelo ácido cítrico que funciona como conservante.

Após uns 30 minutos de fervura (contados a partir do momento que a fervura levanta, ok?), o doce estará pronto. Se deixar muito tempo ele fica seco.

Os morangos ficarão inteiros e a calda bem espessa.

Se você prefere a consistência de geleia, então pique bem os morangos antes de tudo, e durante o processo mexa algumas vezes.

Para esterilizar os vidros, clique AQUI ou veja na aba de índice em “Dicas”.

Pode colocar o doce ainda quente nos vidros, pois isso ajuda a formar vácuo. Sabe quando o vidro ainda não foi aberto e está com a tampa “afundada”? E quando abrimos faz aquele “POF” e a tampa levanta? Isso é por que o produto estava com um vácuo, que ajuda na conservação.

Se bem envasado e conservado, você nem precisará deixar na geladeira, que a durabilidade será longa...Isso se não for consumido logo depois de pronto..rs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores