sábado, 13 de julho de 2013

PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE


Recebi uma pergunta, através das mensagens do youtube, onde tenho o vídeo “Fazendo o pão de ló” para o bolo xadrez, e a Rosilene me perguntou se com aquela receita, daria para fazer um pão de ló de chocolate.

A incrível coincidência foi que na mesma manhã, eu havia pensado em fazer uma experiência, utilizando esta receita e acrescentando chocolate em pó na massa para ver o resultado final, já que o chocolate altera a textura das receitas.

Bem, como já disse, as quantidades são as mesmas, só adicionei 3 colheres de chocolate em pó.

Mas foi CHOCOLATE EM PÓ!! Não foi achocolatado, ok?

O resultado foi este da foto. E eu posso dizer que ficou igual ao outro, com textura macia e maleável para se trabalhar, porém, com sabor de chocolate, claro!..rs.

Se for acompanhar o vídeo de como fazer, clique AQUI, só não esqueça que no vídeo é um pão de ló branco.


Ingredientes do pão de ló:

  • 5 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite fervendo
  • 1 xícara de amido de milho
  • 1 ¾  xícaras de farinha de trigo
  • 3 colheres de chocolate em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:

*O modo de preparo é igual ao do outro, só acrescentando o chocolate aos ingredientes secos, para ter um delicioso pão de ló de chocolate.*

Na batedeira, bata as claras em neve e quando estiver durinha vá colocando as gemas uma a uma batendo sem parar.

Coloque o açúcar “polvilhando”, pois se jogar tudo de uma vez na tigela, apesar de estar batendo, vai afundar um pouco e perder o aerado.

Enquanto deixa essa mistura batendo, coloque o leite para ferver. Fique de olho, pois quando o leite subir, imediatamente você irá colocar na mistura em forma de “fio”, aos pouquinhos e batendo sempre.

*Isso vai cozinhar um pouco os ovos.*

Enquanto essa mistura está batendo, coloque em uma vasilha os ingredientes secos e misture (inclusive o fermento).

Quando sentir que a tigela está fria novamente, desligue a batedeira.

Vá peneirando aos poucos os ingredientes secos já misturados, sobre a massa enquanto mexe com o fouet.

Mexa com um fouet preferencialmente, mas na falta dele, você pode mexer com outro utensílio, desde que de forma bem delicada, de baixo para cima.
Quando estiver misturado sem mexer demais, jogue a massa em uma forma (sugestão de forma redonda de mais ou menos 28cm de diâmetro com 5 cm de altura), untada e enfarinhada.

Leve ao forno pré-aquecido em mais ou menos 210° por uns 30 minutos (isso depende do seu forno, claro!) Retire quando estiver bem corado.

Como já disse, o resultado quanto a textura é o mesmo do pão de ló branco.

Este pão de ló de chocolate eu cobri com um creminho tipo “calda”, super fácil de fazer, que você pode ver a receita clicando AQUI ou procure na aba do índice, em "Receitas Doces" > "RECHEIOS E COBERTURAS" > COBERTURA DE CHOCOLATE.





6 comentários:

  1. Parece ótimo!
    Mas tenho uma dúvida... a minha batedeira é simples, ou seja, ela não gira sozinha! Isso pode comprometer a massa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De maneira alguma Geizianne!!!
      Olha, eu tenho essa batedeira a pouco mais de um ano (um sonho de consumo..rs) e até então eu fazia todos meus bolos, inclusive o pão de ló, em batedeira comum.
      Não tenha receio, ok? ;-)

      Excluir
  2. Olá Sérgia... seu blog é um espetáculo!
    Querida gostaria de saber como ficaria essa receita para uma forma redonda de 33cm x 10cm ou de 30cm x 6cm?
    Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ionar, tudo bem? Bom, eu acho que vai ficar mais baixo...pq eu usei forma de 28cm de diâmetro com 5 cm de altura...mas é difícil eu falar...acho que você tem que fazer um teste e ver como fica...Desculpe não poder ajudar muito e a demora na resposta.

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores