segunda-feira, 20 de maio de 2013

TORTA DE RICOTA


Mais um doce que traz muitas lembranças da minha infância.


Esta postagem eu poderia começar com um ERA UMA VEZ, UM LIVRO DE RECEITAS CHAMADO “6 CAPÍTULOS DE GARFO E COLHER", por que outro dia, conversando com minha mãe, ela disse que pegou essa receita em um livro da margarina Claybom, que na verdade é o Garfo e Colher.

Nem sei se ainda existe esta marca, pois não vejo nos supermercados. Sei que no livro, em todas as receitas, aparecem como sugestão os produtos desta marca.  

O livro da minha mãe está antigo, dá para ver pelas fotos como está estragadinho..rs...na verdade, muito usado.
 
Lembramos que ela sempre fazia desta torta de ricota para levar nos lugares, quando recebíamos um convite para churrasco ou alguma reunião em sítios, chácaras...enfim, daquelas reuniões que cada família leva uma coisa, um doce geralmente. E, claro, lembramo-nos do sítio do Dr Luiz, pois quando íamos lá, ela levava umas três e não sobrava nada!

Também lembrei que quando comecei a fazer desta torta, a tia Edna confessou ser um dos doces que ela mais gostava. Claro que a partir daí, sempre que sabia que a tia Edna viria para São Paulo, eu fazia..rs.

Me ocorreu agora que a primeira lembrança que tenho desta torta foi em um Natal. Eu era muito pequena, talvez uns 5 anos. Lembro das mulheres conversando na cozinha, fazendo as coisas, do cheiro dos assados...cheiro de Natal.

Bem...Chega de nostalgia e vamos a receita:

Você precisará fazer uma receita da MASSA BÁSICA PARA TORTA DOCE, que já está postada neste blog. Clique AQUI para ver a receita.

Siga o processo até a hora de retirar o papel alumínio que protege a lateral. A partir daí, já terá secado um pouco, formado uma “casquinha”, neste ponto é o ideal para despejar o creme sobre a massa e voltar para o forno.

E para fazer o creme de ricota, é só seguir abaixo.



Ingredientes do recheio:

  • ½ kg de ricota
  • 2 ovos inteiros
  • 1 e ¼ xícara de açúcar (ou 200 g)
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de maisena (amido de milho)
  • 1 colher de suco de limão
  • Raspas de 1 limão
  • Uvas passas a gosto


Modo de fazer:


Pode ser feito de duas maneiras.

Eu preparo no multiprocessador. É só colocar todos os ingredientes, menos as uvas passas.

Bater até o creme ficar liso. Acrescente as passas e então despeje sobre a massa.

Outra maneira mais tradicional, mas não tão prática, é esmagar bem a ricota ou passar por uma peneira. Juntar os outros ingredientes, separando as claras que devem ser batidas em neve antes de incorporadas ao creme. Misturar e despejar sobre a massa.

Leve ao forno até secar um pouco o recheio e a massa na lateral ficar dourada.








4 comentários:

  1. meu nome é Marcia Vieira,fiz hoje essa torta de ricota e na semana passada fiz com creme e maçãs,ficaram maravilhosas,amei suas receitas,parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Marcia! Fico sinceramente feliz! ;-)

      Excluir
  2. Boa noite! Meu nome é Gisele e tenho esse livro que ganhei de minha mãe, que por sua vez ganhou de uma vizinha e tem a data de 1969 escrita nele. Gosto demais dele, suas receitas são pura recordações de infância, mas o meu está sem as páginas 35 e 36, você poderia postar uma foto delas, por favor? Na página 36 tem uma receita divina de pizza napolitana. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, boa noite!
      Olha, esse livro é da minha mãe e está na casa dela. Assim que eu for até lá eu tiro a foto e posto aqui para vc, ok?
      Sei que o livro dela também está faltando uma folha (duas páginas) mas não lembro quais são...espero que não sejam a 35 e 36..rs
      Obrigada pela mensagem e assim que for possível eu publico a foto. bjs

      Excluir

Quer comentar? Escreva aqui.