terça-feira, 21 de maio de 2013

SOPA DE ERVILHAS


Outro dia lancei uma pergunta no Google Plus (G+) sobre sopa de ervilhas.

Minha família e eu amamos sopa de ervilhas, só que sempre que eu fazia, na panela normal ou na de pressão, quando fervia formava uma espuma que subia e derramava no fogão!

Perdia boa parte, mas o pior era a sujeira.

No meu pedido de ajuda, obtive uma dica da colega Nilva, que me sugeriu colocar um “fio” de óleo na panela antes da fervura.

Fiz isso, fechei a panela de pressão e coloquei no fogo. Só que fiz outra coisa que também nunca tinha feito antes...desliguei a panela quando a pressão começou a chiar e só abri umas 4 horas depois!

Acho que por um pouco dos dois, desta vez não criou aquela espuma que suja tudo..rs

Quando abri a panela, quase não tinha água e as ervilhas estavam bem inchadas e macias. Mexi com uma colher e elas desmancharam! Esmaguei um pouco e coloquei mais água. Deixei ferver e não subiu espuma!!!

Essa é daquelas receitas que faço sem medidas.


Escolho as ervilhas (pois as vezes vem alguma pedrinha além de alguma ervilha estragada), lavo e coloco na panela de pressão.

Cubro com água uns 4 cm acima das ervilhas, mas ATENÇÃO: Quem não está acostumado com panelas de pressão, precisa saber que não se pode encher muito!! Você tem que respeitar a marca que vem na panela, indicando o nível máximo de água. Naquelas que não tem essa marca, a sugestão é não deixar o nível de água passar o cabo, ou pelo menos uns 8 cm antes da tampa. Dito isso, fica claro que você tem que colocar a quantidade de ervilhas que permita você respeitar essa REGRA da panela de pressão, ok?

Para exemplificar, eu preparei 500 g de ervilhas seca (um pacotinho que se compra no supermercado) em uma panela de pressão com capacidade para 4 litros e 1/2 .

Coloquei o fiozinho de óleo que a Nilva me disse na sua dica e o resto vocês já sabem.
Fritei um pouco de cebola e alho para temperar, mas achei que ficou grosseiro com os temperos aparentes, então bati no liquidificador, para depois colocar o bacon e salgar.


O resultado é esse da foto. Além de um fogão limpo..rsrsrs

O único inconveniente é a demora. Não vai dar para fazer e tomar logo depois.

Mas vale a pena, mesmo porque, assim como eu faço, você pode preparar uma grande quantidade e congelar! Temperar ou não antes de colocar em potes, deixando pronto para usar quando quiser.

Gostou da dica?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Escreva aqui.

Seguidores